Em meio a essa confusão que o novo Coronavírus (denominado SARS-CoV 2) nos deixou, inicio a minha nova forma de comunicação para pais, pacientes e interessados. Podem deixar seus comentários e dúvidas, que respondo o mais breve possível.

O novo vírus SARS-CoV 2, de início na China no final de dezembro de 2019, rapidamente se alastrou pelos 5 continentes, originando uma Pandemia. A hipótese é que o primeiro paciente tenha sido infectado no mercado de animais selvagens vivos em Wuhan. Pesquisadores encontraram evidências do novo vírus em cerca de 30 animais desse mercado, entre eles o morcego. A família Coronavírus, que já é conhecida há décadas, tem esse nome pois sua estrutura se apresenta em formato de coroa. Além do novo SARS-CoV2 (letalidade 2-3%), há outros Coronavírus já conhecidos, como SARS-CoV (epidemia de 2002-2003, letalidade 9,5%) e MERS-CoV (desde setembro de 2012, letalidade 34,4%).

A capacidade de contágio (R0), ou seja, quantas pessoas em média são contagiadas por um doente, é de quase 3. Para fins de comparação, o Influenza (H1N1, 2009) era 1,5 e o sarampo 15. A idade média dos infectados é de 47 anos, sendo que 0,9% tinham menos de 15 anos (segundo estudo Chinês).

Os sintomas da doença são febre acima 37,8oC (88,7%), tosse (67,8%) que pode evoluir para pneumonia (cerca de 10% dos internados) e síndrome respiratória grave (17-29% dos internados), naúsea ou vômito (5%), diarréia (3,8%), coriza pouco frequente, mialgia e fadiga. A transmissão acontece pelo contato com gotículas de saliva, secreção nasal ou oral, em espirros e tosse, aperto de mão e contato com superfícies contaminadas.

Dicas para Prevenção: etiqueta respiratória (cobrir nariz e boca ao espirrar ou tossir), higienização frequente das mãos com água e sabão ou álcool gel a 70%. Também é recomendável evitar de tocar o olho, boca, aparelhos eletrônicos e brinquedos, distanciamento social de 2 metros, identificação e isolamento respiratório dos acometidos, ambiente ventilado e não compartilhar pertences.

O tempo da pessoa entrar em contato com o vírus e transmitir é em média de 5-14 dias. Cerca de 80% dos casos são leves, sem necessidade de hospitalização, 15% internação em enfermaria e 5% suporte intensivo em UTI. A epidemia é dinâmica, 1a fase eram dos casos “importados”, 2a transmissão local onde é possível identificar o paciente que transmitiu e 3a fase a comunitária em que o número de casos aumenta exponencialmente e não é possível identificar a fonte. Praticamente todo o Brasil na 3a fase.

Só lembrando, mamães, não é pra deixar de amamentar. Mesmo com sintomas, siga as recomendações higiênico-sanitárias de lavagem de mãos antes e depois de amamentar, além de usar máscara.

Então, a forma mais segura de prevenção é ficar em casa para evitar que haja o contágio de várias pessoas ao mesmo tempo e não sobrecarregue o sistema de saúde.

Não há nenhum tratamento até o momento recomendado para automedicação! Consultem seus médicos ou procure um posto de saúde se apresentarem febre

Em breve, post sobre o que fazer em casa com crianças e adolescentes!

Em caso de dúvidas ligue 136. Dúvida se é FAKE NEWS saude.gov.br/fakenews, app Coronavirus- SUS, cel (61) 99289-4640.

“QUANTO ANTES NOS AFASTARMOS, ANTES NOS ABRAÇAREMOS!”

Fonte Bibliográfica: Site Sociedade Brasileira de Infectologia e da Sociedade Brasileira de Pediatria; Site Ministério da Saúde; Protocolo Abrah- Pandemia Covid-19